terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O que é revolução condicionada?

Por Caio Henrique Leão

Revolução: Ação ou efeito de revolver ou revolucionar 2 mudança violenta, sobre tudo na constituição  e no governo de um Estado.; 3 revolta, indignação; 4 qualquer acontecimento  que perturbe e cause mudanças...
Condicionar: impor condições à realização de alguma coisa.

Certo dia a minha professora da faculdade me perguntou o porquê do nome do blog ser Revolução Condicionada. Então achei que foi uma pergunta um tanto quanto desafiadora, e que sua resposta não deveria ser exclusiva.


Revolução condicionada nada mais é que os efeitos trazidos pelo constante bombardeamento de informações inúteis. O contínuo viés da mediocridade em que a sociedade se encaminha nos torna mais alienados, em uma proporção igual ao esquecimento dos assuntos que deveriam ser trazidos cada vez mais a tona.
A revolução que nós presenciamos em nossa história é a mudança de jovens mais presentes na política de algumas décadas atrás, para adolescentes preocupados com que cor de camiseta que combina mais com sua calça verde. Em toda a história os jovens tinham papel fundamental na sociedade, revoluções contra governos opressores, indignação contra a estagnação do estado, lutas contra leis que só beneficiavam a elite econômica e outros tipos de caos. Mas na minha geração isso se tornou diferente, a visão se tornou opaca para os problemas com a intervenção da mídia, é óbvio que é muito mais vantajoso oferecer bandas coloridas que falam de amor e alegria do que bandas que retratam a realidade social(não que seja errado falar sobre isso), mas a sua ênfase deveria ser um pouco menor. A uma geração atrás bandas como Aborto Elétrico, Legião Urbana, Barão Vermelho, Capital Inicial, entre tantas outras eram reconhecidas por suas críticas a sociedade, ser revoltado era louvável, mas a realidade presente nos mostra outra coisa:

- Ah que se foda o aumento salarial dos Deputados! Prefiro votar 500 vezes na minha banda favorita no VMB e passar minha chapinha antes de ir pra Balada!
- Ah mãe, me erra! Já falei que não gosto de estudar história, compra um I-Pod pra mim, todo mundo na minha escola tem um.

Sem falar naqueles...

- Ahhh mulher Melancia humm, que bundão, ahhhhhhhh!
Discursos como esses são mais comuns hoje em dia, do que evacuações fisiológicas diárias (cagar).  Um dos sentidos da palavra revolução é: qualquer acontecimento que perturbe e cause mudanças.
Se isso não é perturbador o suficiente, me batam com uma pá de pedreiro na minha cabeça. Toda essa revolução caótica é condicionada por uma mídia que tem como objetivo nos alienar, e ela nos diz o tempo todo:

- Fique em casa e escute os seus ídolos coloridos!
- não te interessa o que acontece na política!
- não se preocupe com o futuro, ir para rua lutar pelos seus direitos não é legal!
- não arrume confusão.

Essas mensagens nos levam a um estado de vegetal, eu digo isso porque elas são tão fortes que nos fazem esquecer até mesmo do nosso instinto de sobrevivência, e nós ficamos escutando seus discursos como se fôssemos cães de rua admirando um frango de padaria girando constantemente! Essa porra tem que mudar, se não for pela mídia, então que seja no boca a boca, na internet, com shows dessas bandas que falam a verdade, e outras formas de expressão dentro da arte.

Espero que estejam esclarecidos, e muito obrigado pela atenção.. Abraço xD

Um comentário:

  1. Uall'
    Perfeito. É mesmo o que vem acontecendo.
    Descreveu muito bem a realidade dos dias de hoje..
    Parabéns Caioviskii'
    Adorei

    ResponderExcluir